Eventos de Outubro/2011


Deuses E Deusas  do mês de Outubro

Neste mês, nós pagãos comemoramos um festival importantíssimo: o Samhain, o mais importante dos oito Sabbats, que marca o início do Ano Novo celta e o terceiro e último festival da colheita. No hemisfério Norte nessa época há a preparação para o Inverno e antigamente, nos tempos pré-cristãos e nos primeiros séculos da era cristã, a única preocupação era armazenar o que fosse possível de alimentos para sobreviver ao rigoroso inverno.

Nesse festival fica muito enfatizada a importância do mês e da data: no Hemisfério Norte o Samhain (também é chamado hoje de Halloween) é comemorado no dia 31 de outubro. Os pagãos homenageavam neste dia seus ancestrais- os de sangue, os mágicos e energéticos.  A comemoração desse ritual tem tudo a ver com o signo de Escorpião, que é o signo da Morte e da transformação.Nessa noite homenageamos a Deusa em sua face escura, a Anciã, a Senhora da Morte e da Sabedoria.

2 de outubro- Antiga celebração celta dos Anjos da guarda. É o momento de conectar-se com seu ano e pedir proteção. Use velas douradas e incensos de sândalo e almíscar.
4 de outubro- Dia Mundial dos Animais, dedicado a São Francisco de Assis. Nós celtas somos super ligados aos animais pois eles fazem parte da natureza e são os filhos queridos da Mãe Terra, portanto, faça nesse dia uma boa ação para os animais.
7 de outubro- Festa da Deusa Palas Atena, homenageada principalmente em Atenas cidade da qual é padroeira.
11 de outubro- Início de Thesmophoria, o festival grego de três dias reservado apenas às mulheres. Durante esse festival, se homenageava principalmente Deméter e as mulheres se reuniam para pedir  a ela fertilidade nas plantações, animais e pessoas.
23 de outubro- entrada do Sol no signo de Escorpião e dia dedicado às Deusas do fogo.
24 de outubro- Celebração dos espíritos do Ar, dos devas e das Deusas ligadas ao elemento Ar.

31 de outubro- O Samhain, ou início do ano celta (o ano celta tinha treze luas, o calendário era lunar e não solar) que é também chamado de Halloween, que é a maneira profana que o Samhain é comemorado hoje. Nesse dia, o véu entre os mundos está mais fino e é possível perceber a realidade de outros mundos. Também nesse ritual cultuamos e homenageamos nossos ancestrais; é o mês de Escorpião, que na Astrologia rege a morte e as transformações. A força desse festival era tão grande que a igreja católica instituiu um dia dos Mortos para conseguir que o povo parasse de cultuar os deuses pagãos. Se você quiser inverter esse ritual para o hemisfério sul, ele será em maio.

Nesse ritual criamos um momento de reflexão e de avaliação do que foi feito no ano, os lucros e perdas. Nesse dia, há uma abertura dos portais para outras dimensões, que são dos elementais, entidades, protetores, auxiliares invisíveis e Deuses ligados à escuridão. Esse ritual também é feito para reverenciar nossos antepassados, tanto os consangüíneos como os mágicos. Nessa noite saudamos e homenageamos todas as mulheres que morreram injustamente na inquisição. Saudamos e homenageamos todas as curadoras e erveiras. É a noite dos mortos, mas esse ritual e essas homenagens não têm o sentido  cristão.

Como o véu entre os mundos é muito tênue nesse dia, ele é ótimo para divinação. É tempo de resolver problemas e jogar fora velhas idéias e influências.É importante que você escolha o instrumento divinatório de sua preferência e faça suas previsões para seu ano mágico. Anote todas as respostas do oráculo no seu Livro das Sombras e vá relendo no decorrer do ano o que previu nesta  noite tão especial. 

COMO REALIZAR O RITUAL

(essa maneira de fazer o ritual é para você sozinha, em seu altar)

Tenha disponíveis seus objetos mágicos, velas brancas e pretas, óleo, pão feito com massa sem óleo (o ideal é pão do tipo sírio), vinho apropriado para esse ritual (Lua), banho de ervas e incenso com ervas de Limpeza e energização.

 - Acenda seu altar com as velas brancas e pretas, saudando a Deusa nas suas diferentes faces e usando seu óleo mágico para passar nas velas.

 - Enfeite seu altar com flores brancas, de preferência Copos de Leite. Não opte por flores perfumadas. Na falta de Copos de Leite, opte por crisântemos brancos. Coloque o pão no centro do seu altar, como uma oferenda.

- Coloque o vinho ritual  em uma taça para o altar e outra para você.

- Use roupas brancas ou negras.

- Coloque no altar uma taça de boca larga (ou uma tigela branca) com água e gotinhas de óleo.

- Saúde primeiramente a Terra, evocando todos os elementais, deuses da Terra e espíritos amigos. Saúde também seus ancestrais, todas as mulheres curandeiras e também todos que morreram injustamente por terem o conhecimento e o usarem para ajudar pessoas.

- Faça uma avaliação em voz alta de como foi seu ano, suas mágoas e frustrações materiais, energéticas, emocionais e espirituais, e vibre um novo recomeço, falando sobre seus planos e tudo que quer fazer de bom.

- Saúde o elemento Água, brindando com o altar, e segurando a taça de vinho do altar com as duas mãos, oferecendo-o a todas as energias, fazendo uma avaliação do seu lado emocional e espiritual. Trace novas metas.

- Saúde o Elemento Ar, incensando o ambiente todo, avaliando suas perdas e erros, e refazendo planos.

- Saúde o elemento Fogo, fixando a mente na luz das velas, saudando todos os seus ancestrais e protetores, pedindo a eles proteção e saúde.

- Tome o vinho e coma um pedacinho de pão.

- Segure a taça com água e óleo com as duas mãos, balance-a suavemente e tente ver o que o óleo mostrar, tendo para isso a mente bem tranqüila e usando a luz das velas. Olhe para a água durante alguns segundos e feche os olhos. Você verá as imagens na sua mente quando estiver fazendo o exercício. 

- Deixe uma parte do pão no altar e a taça com o vinho. No dia seguinte coloque o pão em algum lugar na natureza e despeje o vinho no pé de alguma árvore.

- Quando acabar seu exercício de divinação, agradeça a todos os elementais, deuses e espíritos evocados e feche o ritual.
Se você fizer esse ritual em grupo, basicamente usará o mesmo roteiro, só que ele não será feito em um altar. Vocês podem usar um jardim ou algum lugar na natureza. Nesse caso, se faz necessário um Círculo mágico, que poderá ser traçado no chão com sal grosso, sementes, grãos, arroz ou, no caso do Samhain, galhos de cipreste.

 Dependendo do número de participantes, cada um pode saudar um elemento. Quem saudar o elemento Terra pode jogar um punhadinho de sal nos outros participantes, falando que aquele gesto representa um pedido de proteção. Quem saudar o elemento Água, poderá ter uma bacia com o banho de ervas, onde todos os participantes lavarão mãos e nuca. Quem representar o elemento Ar, incensará o círculo e as pessoas presentes. E quem representar o elemento Fogo acenderá a fogueira e as velas. Todos poderão queimar na fogueira o que não querem mais, o que desejam mudar. E a taça da divinação deverá ser usada por todos.

As flores, pães e frutas do ritual devem ser divididas entre os participantes.

O importante é que esse seja somente um roteiro; Vale usar a criatividade e a intuição.

E lembre-se do fundamental: intuição é um dom. Você pode ter um potencial incrível para intuir ou canalizar. Mas só a prática leva a resultados. Por isso, pratique conscientemente e disciplinadamente.

O Pão do ritual- O pão sírio.
O vinho do ritual- No dia do ritual, pela manhã, misture ao vinho 1 punhado de folhas de artemísia fresca, 1 punhado de folhas de hortelã e 1 punhado de pétalas de rosas brancas. Amasse delicadamente com o pilão de madeira e deixe descansar o dia inteiro. Quando a hora do ritual estiver próxima, peneire o vinho e acrescente mel.
As velas- Pretas, brancas e roxas.
As homenagens-  Á anciã, aos ancestrais, aos espíritos amigos.
As Deusas- Ceridwen, Innana, Perséfone, Hécate, Ísis ...
As flores- Copos de Leite ou qualquer flor branca que não tenha perfume.
O banho de ervas- Coloque para ferver em 1 litro d’água:
1 punhado de folhas de cipreste, 1 punhado de folhas de eucalipto, 1 punhado de manjericão, 1 punhado de artemísia, 6 folhas de louro. Deixe ferver por meia hora, coe e use antes do ritual, jogando no corpo após o banho higiênico. Se o ritual for feito em grupo, todos os participantes deverão tomar o banho.
O incenso- Você pode escolher qualquer um destes: Losna, absinto, cânfora, gardênia, artemísia.
As frutas- Se quiser colocar frutas em seu ritual, opte pelas secas e as sementes, pois todas elas simbolizam o Inverno e o poupar forças para enfrentar as dificuldades: as nozes, avelãs e amêndoas, os figos secos, os damascos, as tâmaras...